Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
 

Saúde emocional: cuidando de si e dos outros

A saúde emocional é um grande pilar em nossas vidas e, no atual cenário, pede mais cuidado do que nunca. Aqui, trouxemos algumas dicas para te auxiliar neste processo. Confira!

Espiritualidade

02.04.2021 - 08:05:50 | 6 minutos de leitura

Saúde emocional: cuidando de si e dos outros

Com a pandemia do novo coronavírus, ficou cada vez mais difícil assimilar tudo que acontece ao nosso redor e compreender os sentimentos e as emoções de cada um que convive conosco. Foi em 2020, e segue sendo, agora em 2021, um grande desafio para todos nós.

A principal preocupação depois do vírus e dos danos que ele causa nas pessoas, tem a ver com a saúde emocional. Em meio a centenas de preocupações, distanciamento social, medo do futuro, é natural e compreensível ter o psicológico abalado. Os sentimentos estão à flor da pele e, por isso, mais do que nunca, é hora de cuidado: conosco e com os outros.

Mas, como fazê-lo? Como encontrar maneiras de desacelerar, aliviar a mente e o coração e ter saúde emocional? Para te ajudar neste desafio, preparamos esse blogpost com algumas sugestões sobre como, mesmo vivendo uma fase tão difícil, cuidar de si e do próximo. Continue a leitura e acompanhe!

Explore o seu mundo, incentive o mundo dos outros


Que dica especial! Esta é uma tarefa tão boa, que depois que você começar a colocá-la em prática entenderá que este universo será muito eficaz para todas as áreas de sua vida. Afinal, quando falamos em explorar, estamos nos referindo a descobrir: sua essência, sua realidade, personalidade, hobbies, o seu mundo.

Muitas vezes, colocamos tanto empenho em nossa vida profissional que acabamos por deixar de lado todo o resto, principalmente nossa saúde emocional. Mas, e se invertêssemos? Se colocássemos o maior empenho em nossa saúde e na de quem está ao nosso redor?

Quando você decide explorar-se, pode ter muitas surpresas no caminho e, será normal encontrar uma coisa ou outra que não sejam agradáveis. Mas, com certeza, o que encontrará será uma pequena parte de você, que juntando fará todo o sentido, será o seu “eu”.


Então, neste processo de descobertas, começamos a entender muito mais sobre nós e a partir disso, perceber que não há melhor maneira de viver bem conosco mesmo do que nos perdoando, aceitando quem realmente somos. 

Mas claro, este processo de autoconhecimento exigirá muito, afinal, através da nossa verdade poderemos reconhecer onde precisamos melhorar, e então trabalhar pontos fortes e fracos.

Neste processo, também aprenderemos a conhecer mais sobre o outro, e então entenderemos formas de lidar com cada um e de entender a maneira de agir, assim, não esgotamos nossas tentativas de melhorarmos, mas estaremos apenas no começo.

É hora de descobrir novas possibilidades

Quando falamos no tópico acima sobre explorar um mundo onde as nossas energias estivessem voltadas para a nossa saúde ao invés de nossa vida profissional, não estamos querendo dizer que, para você, seja necessário largar o emprego ou tudo que construiu até aqui, mas que seja um tempo de descobrir novas possibilidades.

Tanto para você, com um hobbie novo que tenha descoberto nesse processo de autoconhecimento, ou um momento de lazer que tenha lembrado que lhe faz muito bem, mas que há tempos você não se permite fazer, quanto para a sua família, para aqueles que moram com você.

É importante que estejamos abertos para descobrir e desfrutar destas novas possibilidades de lazer que precisamos viver. Afinal, com a quarentena, vimos que precisamos de um momento para relaxar, deixar os problemas de lado, pois se ficarmos apenas nas tarefas cotidianas, nossa mente não conseguirá suportar a pressão. Por isso, é hora de redescobrir novas possibilidades. E, mesmo que seja apenas você e seu marido em casa, ou tenham filhos pequenos ou adultos, separamos algumas dicas que podem ser ótimas oportunidades:

Que tal um cinema em casa? Sim, sabemos que o hábito de assistir filmes em casa já existe há muito tempo, mas que tal mudar isso um pouco? Coloque colchões pela sala, faça uma pipoca diferente, busque receitas na internet, não tenha medo nem vergonha de inovar. Você pode até criar convites para a sessão, com data e hora, e utilizá-los como ingresso de entrada. Entrem todos na brincadeira e divirtam-se!


Prepare um piquenique no quintal ou na sacada! Coloque uma toalha no chão, prepare comidas e bebidas gostosas e curtam um momento especial em família. Vale escolher uma playlist de músicas, decorar o espaço com almofadas e deixar tudo bem aconchegante para horas de muita diversão. 

Talvez você pense que essas ideias não tenham eficácia alguma. Nossa intenção não é convencer ninguém a nada, mas sugerir algo diferente para fortalecer a sua saúde emocional e a de quem você ama! Não custa tentar, vai?

Exercícios para flexibilizar o corpo e a mente
Pode parecer clichê, mas o que você vê por aí é mesmo verdade: atividade física é um grande combustível emocional, pois ajuda a dar energia, ao mesmo tempo em que é uma válvula de escape para todo o estresse que a pandemia e o distanciamento têm centralizado no seu corpo.

Caso não seja possível sair de casa para receber o acompanhamento profissional adequado, faça exercícios em casa, via YouTube ou chamada de vídeo com o seu treinador (se tiver). Indicamos que comece seu dia com um bom alongamento, com todo o cuidado e cautela. Comece com 10 minutos pela manhã e já perceberá a diferença!

Não costuma acordar muito disposto de manhã? Confira algumas dicas que preparamos sobre o assunto em nosso canal do YouTube

Organize-se para no decorrer do seu dia praticar uma caminhada, uma corrida (nem que seja no quintal de casa), ou então pular cordas, até mesmo fazer um polichinelo. Isto lhe servirá muito para que consiga desestressar e recarregar as energias para que o seu emocional possa estar bem e saudável.

São simples dicas, mas que te auxiliarão neste processo com sua saúde emocional  e com a de seus familiares. Vocês podem ajudar-se neste processo e assim, serem suporte e incentivo um para o outro.

Sabemos  que é um grande desafio cuidar de si e ainda estar atento ao cuidado do outro que convive conosco. Mas, é necessário perceber as coisas simples que tiram nossa atenção da vida cotidiana, do serviço, dos estudos, e a direcionarmos para o que nunca pode ser deixado em último plano: a família, os amigos, as pessoas que amamos.

Nada exclui a realidade de que um bom profissional do ramo de saúde psicológica faz toda a diferença nesse sentido. Essas dicas que demos aqui são apenas sugestões que podem ajudar a manter o seu emocional bem cuidado. Contudo, é necessário saber reconhecer e ser sincero com a situação de cada um e verificar quando uma ajuda especializada se faz essencial.

O momento é difícil, atípico, desafiador, mas juntos e com fé, superaremos qualquer obstáculo!  Por aqui, além da nossa oração, você pode contar com uma programação na televisão, no site e no blog, repleta de conteúdos inspiradores para seguir cada dia com esperança. Sejamos pacientes, tenhamos fé e não deixemos de procurar ajuda quando necessário!


Leia também: 

- Como ser missionário sem sair de casa? Evangelize com a gente!

- Fazer o bem: a importância de dividir o que possuo

Mais em Espiritualidade
 
 

Campanha PELA VIDA
Rua Traipu, 273 - Perdizes
São Paulo/SP - CEP: 01235-000

(11) 4200-8080

Copyright © Juntos Pela Vida - REDEVIDA / INBRAC. Todos os direitos reservados.
Cadastrando-se nos formulários você aceita os termos de uso e política de privacidade.

 

(11) 97061-0457

(11) 4200-8080