Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
 

São José, protetor das famílias e dos trabalhadores

São José é patrono da Igreja, Santo dos trabalhadores e da família. Conheça sua história e viva essa devoção!

Espiritualidade

04.02.2021 - 08:00:00 | 3 minutos de leitura

São José, protetor das famílias e dos trabalhadores

São José foi e é um grande exemplo de ternura, de obediência, acolhimento, trabalho, coragem e justiça. Ele nos ensina sobre o amor, a pureza e a entrega. São tantas palavras para descrevermos São José, quando na verdade, o seu exemplo nos basta. Se seguirmos os os seus passos, seguiremos fielmente com Deus. 

Este é um ano dedicado a São José no catolicismo por conta da comemoração de 150 anos em que foi escolhido como patrono da Igreja. O Papa Francisco nos leva a entender mais sobre ele ao colocá-lo como exemplo, pois é protetor da Sagrada Família e dos trabalhadores.

José foi um homem escolhido por Deus para ser esposo da Virgem Maria e pai adotivo do Menino Jesus, modelo para todos os homens e para os casamentos também. Juntamente com Maria, viveu um amor puro, casto e de companheirismo. Com uma profunda entrega de amor a Maria, refletiu o seu amor em Jesus. Nosso Senhor Jesus foi criado e formado em um lar de entrega e observância das leis de Deus.

São José, como protetor das famílias, nos ensina que ser família vai além do prazer, é preciso que o alicerce seja o amor, amor puro, verdadeiro, para que todos possam crescer em sabedoria e graça. Também nos ensina que ser família é companheirismo, estar presente e se fazer presente.

Ainda como protetor das famílias, São José é um grande exemplo, sendo intercessor por todas elas, independente das particularidades de cada uma, todas famílias podem ser acolhidas diante de São José. Que possamos aprender com ele,  com sua paternidade amorosa, seus ensinamentos a Jesus na fé e no bom caminho. Também com seu amor por Maria, seu companheirismo e dedicação. Temos nele belos exemplos que devemos seguir com os nossos familiares.
 

Além de sua entrega à família com o cuidado a Maria e o ao menino Jesus, também passou pela carpintaria, sua profissão, para prover as necessidades do lar. Ali José passava horas do seu dia trabalhando, fazendo móveis e atendendo as encomendas. 

Na época, seu trabalho como carpinteiro era um trabalho artesanal, então, era muito conhecido em sua cidade e nas redondezas. Até, chamavam Jesus de 'filho do carpinteiro' (cf. Mt 13,55). 

Trabalhava muito, e com seu trabalho honrava e supria as necessidades da Sagrada Família. Homem trabalhador, mas presente no lar. Em seu trabalho muitas vezes deixava que o menino Jesus o acompanhasse e o ensinava a sua profissão com grande maestria.

São José ensina aos trabalhadores sobre a justiça, como um homem justo no trabalho, é exemplo para que também sejamos justos em todos os nossos afazeres. Mostra-nos também muito sobre a perseverança nos serviços, e confiança de que é Deus quem realiza, através de nossas mãos. Sua confiança em Deus, sem temor, é exemplo maior para os trabalhadores provedores do lar.

Para aqueles que procuram por emprego, São José também lhes dá auxílio e intercessão neste momento. Como pai da providência, podemos contar com ele e seu auxílio a todo instante.
Confira em nosso site a Novena a São José Operário para Conseguir Emprego e reze conosco!

Reze também a favor de todos os trabalhadores, dedicando um tempo do seu dia para fazer esta oração a São José:
 
"Glorioso São José, modelo de todos os que se dedicam ao trabalho, obtendo-nos do Criador do universo a graça de trabalhar com consciência, cumprindo com fidelidade nosso dever de trabalhar com reconhecimento e alegria, julgando uma honra empregar e desenvolve, pelo trabalho, as qualidades recebidas de Deus como um chamado divino para colaborar na obra da criação e aperfeiçoamento deste mundo. A graça de trabalhar com ordem, paz, moderação, paciência e eficiência, sem nunca recuar perante o cansaço e as dificuldades; de trabalhar em espírito de penitência para expiar nossos pecados; de trabalhar, sobretudo, com desapego e dedicação pelos que dependem de nosso esforço.
 
Pedimos vossa intercessão pelo mundo do trabalho, a fim de que aí reine o espírito cristão de justiça e paz, conforme os ensinamentos da Igreja; que os trabalhadores se unam em organizações que defendam os seus direitos e respeitem os alheios; que patrões e empregados se tratem mutuamente como irmãos e filhos do mesmo Pai, que se convertam os que ignoram a dignidade da pessoa humana e exploram o operário e o pobre. 
 
Convosco, São José, agradecemos a Deus pela saúde, força, disposição e as habilidades que nos permitem providenciar o sustento de nossos familiares e ser membros úteis da sociedade. Tudo para Jesus, tudo por Maria, tudo à vossa imitação, ó patriarca São José! Tal será nossa inspiração na vida e na morte". Amém!
 
Que São José nos ensine hoje e sempre, a termos perseverança, humildade, justiça e amor. Que com ele aprendamos a buscar a santidade também no lar e no trabalho. Sejamos fiéis a tudo que ele nos ensina, busquemos sua intercessão dia após dia. Consagramos a ele nossas famílias e trabalhos e confiemos que Deus é quem faz todas as coisas.
 
Sejamos justos e trabalhadores, esforçados por um lar melhor, assim como São José.
 
São José, rogai por nós!

Mais em Espiritualidade
 
 

Campanha PELA VIDA
Rua Traipu, 273 - Perdizes
São Paulo/SP - CEP: 01235-000

(11) 4200-8080

Copyright © Juntos Pela Vida - REDEVIDA / INBRAC. Todos os direitos reservados.
Cadastrando-se nos formulários você aceita os termos de uso e política de privacidade.

 

(11) 97061-0457

(11) 4200-8080