Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
 

Quaresma: tempo de intensificar a espiritualidade e a vida de oração

A Quaresma é um tempo de profunda oração. Como intensificar essa prática de espiritualidade para se preparar para a Páscoa do Senhor? Leia e descubra!

Espiritualidade

22.02.2021 - 08:00:00 | 6 minutos de leitura

Autor - Arcanjo | Blog Projeto Juntos Pela Vida
Quaresma: tempo de intensificar a espiritualidade e a vida de oração

A Quaresma é o tempo que a Igreja nos proporciona para que possamos preparar nossos corações para a Celebração maior do cristianismo, que é a Páscoa do Senhor.

Assim como o Natal possui um tempo de preparação com o advento, a Páscoa também é precedida por um período de preparação, a Quaresma, tempo constituído por quarenta dias antes do Tríduo Pascal.

O tempo quaresmal é marcado por um tripé que sustenta nossa vida interior. Este tripé é formado pela oração, pelo jejum e pela caridade.

Esse tempo especial do ano litúrgico é como um retiro espiritual de 40 dias, no qual toda a Igreja irá caminhar pelo deserto para encontrar-se com o próprio Deus, que nos conduz ao silêncio e à interioridade, para que possamos ouvir sua voz.

Devemos aproveitar esse tempo para intensificar nossa vida de oração e nossa espiritualidade para nos prepararmos da melhor forma para a Páscoa do Senhor.

#1. Espiritualidade Quaresmal



A Quaresma possui uma espiritualidade própria. Uma espiritualidade baseada na conversão, ou seja, na mudança de vida. 

A exortação de Cristo: "Convertei-vos e crede no evangelho" (Mc 1,15), que é proferida pelo padre na imposição das cinzas (na quarta feira de cinzas), deve continuar ecoando em nossos corações durante os quarenta dias da quaresma, para que de fato possamos chegar à celebração da Páscoa transformados.

Como foi mencionado antes, a quaresma possui um tripé formado pela oração, jejum e caridade. Cada ponto desse tripé é muito importante, mas nesse post nós iremos nos ater ao primeiro deles, a oração.

Se você já é uma pessoa orante, esse tempo é a oportunidade para você intensificar sua vida de oração. Mas se você não possui ainda essa prática, esse é o momento! Não espere a quaresma do ano que vem, comece hoje, agora mesmo, com essa leitura.

#2. No Deserto com Jesus



Jesus passou 40 dias em oração e jejum no deserto, sendo preparado para iniciar sua vida pública (cf. Lc 4, 1-13). Durante esse período ele foi tentado por Satanás, mas venceu a tentação, pois estava alicerçado em Deus e em Sua Palavra.

Na quaresma somos chamados a irmos ao deserto com Jesus, para fortalecermos nossa intimidade com Ele, Sua Palavra e Sua vontade.

O deserto é o lugar propício para o encontro com Deus, mas também é o lugar e o momento em que seremos tentados. O próprio Jesus sofreu tentações, portanto não pensemos que isso não poderá acontecer conosco.

Mas Jesus nos deu um modelo de como vencermos a tentação. Esse modelo é estar firme sobre a Rocha, que é Ele mesmo, e a Sua Palavra.

Para estarmos firmes nessa Rocha, devemos manter uma vida de oração diária e vivência constante dos sacramentos.

#3. Vida de Oração


Para viver bem o tempo da quaresma e intensificar a espiritualidade, é necessário nutrir uma verdadeira vida de oração.

E a vida de oração não é só para monges, freiras, padres, ou pessoas que vivem rezando o dia inteiro. Viver uma vida de oração é manter os olhos fixos no Senhor a cada momento.

Às vezes com orações mentais, estar com o pensamento voltado para Deus, nas leituras da sagrada escritura, rezando o terço ou o rosário, etc.

Muitas vezes esquecemos de rezar porque estamos com nossa mente cheia de tantas notificações no celular, música alta e assistindo programas televisivos que não nos acrescentam em nada. Por isso, um bom propósito na quaresma, é também tentar diminuir a quantidade de estímulos e barulhos externos.

Procure silenciar, ou assistir a uma programação de TV mais voltada para Deus, com programas de evangelização, como por exemplo a REDEVIDA.

Mas é importante tentar dedicar um momento para estar a sós com o Senhor, aos pés do Mestre.

Se você ainda não possui esse hábito, ou não sabe nem por onde começar, não se preocupe, vamos indicar um passo a passo para você fazer seu momento de oração pessoal.

#4. Oração Pessoal


A primeira coisa que você vai fazer é estipular um horário e um tempo para a sua oração pessoal e buscar ser fiel a esse horário. Se você está começando agora, reserve menos tempo, pode começar com 10 minutos, desde que sejam dedicados exclusivamente a Oração, se possível deixe seu celular em outro lugar durante a oração.

Reserve um espaço adequado para a sua oração. É importante que seja um lugar silencioso e também confortável. Pode ser no seu quarto, em um lugar da casa menos acessado, até mesmo em uma igreja ou capela, se for possível.

Seja constante, no início você não vai conseguir se concentrar muito bem, ficará  disperso ou incomodado, mas procure vencer todas essas distrações.

Comece sua oração pedindo ao Espírito Santo, rezando um Pai Nosso, uma Ave Maria. Depois louve a Deus, os motivos são por sua conta. 

Peça perdão por seus pecados, faça suas preces e pedidos.

Faça também a meditação da Palavra de Deus por meio da Liturgia do Dia, ou seja, as leituras indicadas pela Igreja para as celebrações das missas diárias.

Durante o tempo quaresmal todas as leituras, sejam dos dias de semana ou do domingo, são propícias para a busca da conversão e mudança de vida.

Caso não saiba como rezar com as Sagradas Escrituras, utilize o nosso 
Roteiro para aprofundar a Vida de Oração, disponível aqui. Nele você encontra diversas orações e explicações, além do método da Lectio Divina, a leitura orante da Bíblia.

Se você seguir esses passos, com certeza a sua quaresma será um tempo muito fecundo de intimidade com Deus, no qual você irá fortalecer ainda mais a sua espiritualidade, intensificar a vida de Oração e, consequentemente, se tornará uma pessoa melhor.

Vamos ser fiéis a este tempo de conversão que nos é proposto, assim como o amor de Deus foi e é fiel por cada um de nós. Que seja uma quaresma para silenciar o nosso coração e entendermos ainda mais o mistério da Salvação!

Leia também: 

A Importância de Ler a Bíblia







Outros conteúdos de Arcanjo
 
Mais em Espiritualidade
 
 

Campanha PELA VIDA
Rua Traipu, 273 - Perdizes
São Paulo/SP - CEP: 01235-000

(11) 4200-8080

Copyright © Juntos Pela Vida - REDEVIDA / INBRAC. Todos os direitos reservados.
Cadastrando-se nos formulários você aceita os termos de uso e política de privacidade.

 

(11) 97061-0457

(11) 4200-8080