Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
 

Qual a importância de rezar o terço?


Rezar o terço pela paz e pelas famílias é um ato de suma importância para o futuro da sociedade. Neste post do blog, conheça mais sobre essa devoção mariana e cristocêntrica!

Devoção Mariana

14.05.2020 - 10:06:53 | 5 minutos de leitura

Autor - Arcanjo | Blog Projeto Juntos Pela Vida
Qual a importância de rezar o terço?


Rezar o terço é uma forma de conversar com a Virgem Maria, essa mãe que nos acolhe, nos aconselha, nos pega no colo, mesmo quando já somos adultos! Convenhamos que, para precisar do colo de mãe, não tem idade, não é mesmo? Pedir em oração, a intercessão da Virgem Maria nos acalenta e nos dá a certeza de que o pedido será feito a Jesus, mas, sabemos que é a vontade de Deus que impera em nossas vidas! 

Rezar o terço é fundamental para buscar conhecer ainda mais as virtudes de Nossa Senhora e, também, conhecer seu Filho, Jesus Cristo, uma vez que, a cada mistério, uma importante etapa de sua vida é meditada.

Aqui na REDEVIDA de Televisão, possuímos em nossa programação uma série de momentos onde o terço é rezado, e você pode acompanhar! Confira alguns horários: 

Terço Bizantino | 2h55 | 5h45 | 8h | 17h50 
Santo Terço dos Filhos do Pai Eterno | 6h 
Rosário da Vida | 12h 
Santo Terço | 18h

Os horários podem variar conforme o dia da semana, mas você pode conferir nossa programação diária completa, acessando nossa grade aqui!

Vamos relembrar todos os mistérios? 


Os mistérios do Santo Rosário nos levam a rezar cada fase da vida de Jesus e, em todas elas, Nossa Senhora está próxima dEle! Aprendamos com ela a ser fiel!
 
Mistérios Gozosos (segunda-feira e sábado)

1. A encarnação do Filho de Deus;
2. A visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel;
3. O nascimento do Filho de Deus;
4. A Apresentação do Senhor Jesus no templo;
5. A Perda do Menino Jesus e o encontro no templo.

Mistérios Dolorosos (terça-feira e sexta-feira)

1. A Oração de Nosso Senhor no Horto da Oliveiras;
2. A Flagelação do Senhor;
3. A Coroação de espinhos;
4. O Caminho do Calvário carregando a Cruz;
5. A Crucificação e Morte de Nosso Senhor.

Mistérios Gloriosos (quarta-feira e domingo)

1. A Ressurreição do Senhor;
2. A Ascensão do Senhor;
3. A Vinda do Espírito Santo;
4. A Assunção de Nossa Senhora aos Céus;
5. A Coroação da Santíssima Virgem.

Mistérios Luminosos (quinta-feira)

1. O Batismo no Jordão;
2. A auto-revelação nas bodas de Caná;
3. O anúncio do Reino de Deus convidando à conversão;
4. A Transfiguração;
5. A Instituição da Eucaristia, expressão sacramental do mistério pascal.


Mensagens especiais de São João Paulo II sobre o terço/rosário

São João Paulo II disse uma vez: “O Rosário acompanhou-me nos momentos de alegria e nas provações. A ele confiei tantas preocupações; nele encontrei sempre conforto”. Façamos nós o mesmo, busquemos por meio da reza do terço/rosário, o conforto necessário para nossas tribulações. 

O Santo ainda lembra-nos, em sua Carta Apostólica Rosarium Virginis Mariae, que o terço é uma poderosa arma para a paz e para as famílias. Ele cita que há "a urgência de invocar de Deus o dom da paz. O Rosário foi, por diversas vezes, proposto pelos meus Predecessores e mesmo por mim como oração pela paz". Ainda lembra que "o relançamento do Rosário nas famílias cristãs, no âmbito de uma pastoral mais ampla da família, propõe-se como ajuda eficaz para conter os efeitos devastantes desta crise da nossa época".

Isso é muito atual, afinal, em cada crise que passamos, uma das áreas muito afetadas em nós são a nossa paz e a de nossas famílias que, muitas vezes brigam e se dividem por opiniões diferentes. Por isso, mais do que nunca, unamos-nos em oração pela paz no mundo e pelas famílias! 

Clique aqui para baixar o Ebook Nossa Senhora: entre tantos títulos, uma única Mãe e conheça a história das mais populares devoções marianas!

O terço é uma oração social

Um outro documento da Igreja, escrito pelo Papa João XXIII, Carta Apostólica Il Religioso Convegno, vem dizer que "o Rosário de Maria é, portanto, elevado à condição de grande oração pública e universal em face das necessidades ordinárias e extraordinárias da Igreja santa, das nações e do mundo inteiro". Isto mostra que a oração do terço é universal, social e comunitária. 

No mesmo documento o Papa reitera a universalidade do terço: "O bendito Rosário de Maria! Quanta doçura em verte elevado pelas mãos dos inocentes, dos sacerdotes santos, das almas puras, dos jovens e dos anciãos, de todos os que apreciam o valor e a eficácia da oração, elevado pelas multidões inúmeras e piedosas como emblema de paz nos corações e de paz para todas as nações humanas!" 

Aproveite seu momento de oração do terço para estreitar ainda mais seu laço de amor e devoção a Virgem Maria. Este momento de intimidade com a mãe de Jesus, certamente, vai trazer para você uma paz interior incrível! 

Leia também: Maria Passa na Frente, conheça essa devoção.

Aproveite que você terminou de ler esse blogpost para conhecer um material especial sobre oração!

Outros conteúdos de Arcanjo
 
Mais em Devoção Mariana
 
 

Campanha PELA VIDA
Rua Traipu, 273 - Perdizes
São Paulo/SP - CEP: 01235-000

(11) 4200-8080

Copyright © Juntos Pela Vida - REDEVIDA / INBRAC. Todos os direitos reservados.
Cadastrando-se nos formulários você aceita os termos de uso e política de privacidade.

 

(11) 97061-0457

(11) 4200-8080