Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
 

Peregrinações Marianas: confira três lugares incríveis para uma experiência de fé com Nossa Senhora

A peregrinação nos permite viver verdadeiras experiências de fé. Neste blogpost separamos para você 3 destinos de peregrinação Mariana. Confira!

Devoção Mariana

10.05.2021 - 14:55:13 | 8 minutos de leitura

Peregrinações Marianas: confira três lugares incríveis para uma experiência de fé com Nossa Senhora

Muitos fiéis devotos escolhem fazer ao menos uma peregrinação em sua vida, com um propósito de oração e oferta linkado a ela. Peregrinar não é apenas caminhar rumo a um destino, mas é algo muito maior para aquele que se dedica a isso, pois ali encontra-se um propósito de alma, de entrega e dedicação.

Mas afinal, você sabe realmente o que é peregrinar e quais os melhores lugares para viver uma profunda experiência com Nossa Senhora através da peregrinação?

Vamos conferir. Boa leitura!

O que é peregrinação? 

Se você quer viajar para viver uma experiência bastante diferente, ter um contato bem mais amplo com seu eu interior e explorar a sua fé, saber o que é peregrinação é essencial. 

Peregrinar é fazer uma jornada em grupo ou individual até um destino sagrado, podendo ser um santuário, uma capela, paróquia, ou igreja; mas é importante ter em mente que peregrinar não é somente caminhar até um determinado local. Pelo contrário, é fazer essa missão com a intenção em algo maior e que o inspire. É simplesmente buscar encontrar seus valores e sua essência, buscar o sentido da existência e, claro, evoluir espiritualmente. 

Peregrinar envolve para muitos a busca de uma cura corporal ou espiritual, a busca por um milagre, por alcançar uma graça especial pela qual se espera. A peregrinação é uma jornada de fé, de proximidade com Deus e redescoberta de sua essência. 

Para viver esta profunda experiência de fé, não haveria melhor peregrinação do que escolher destinos Marianos, que permitam ao peregrino viver uma incrível experiência de fé com Maria e com Jesus. 

Neste texto, trouxemos para você três dicas de destinos Marianos para realizar uma peregrinação de intensa experiência com Nossa Senhora, colocando suas intenções como propósito, ou então sua vida, para que Maria possa indicar o caminho a seguir.

Quais os destinos para uma experiência de fé com Nossa Senhora?

#1 – Aparecida do Norte – São Paulo

O primeiro destino não poderia ser outro, senão este, muito conhecido por todos, e dentro de nosso amado país, o Brasil. 

Aparecida do Norte é a Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, mais conhecido como Santuário Nacional de Aparecida. Fica localizado na cidade de Aparecida, no interior do estado de São Paulo. É um dos pontos turísticos do Brasil escolhido por muitos fiéis para ser o destino da peregrinação. 

Dentre tantas rotas para realizar esta peregrinação, a mais famosa é chamada de \"Caminho da Fé\". Franca tornou-se ponto de partida de um dos maiores ramais do Caminho da Fé, com percurso de 624 quilômetros. Ele passa por pequenas cidades que caracterizam a vida no \"interior\". O Ramal surpreende pela hospitalidade e pelo significado e importância religiosa de fazer parte desta caminhada da fé. Foi criado para dar suporte aos peregrinos, e com isso infraestrutura ao longo do percurso escolhido. O Ramal de Franca passa por nove cidades num trecho de 212 quilômetros tanto em áreas urbanas como rurais. 

Esta peregrinação rumo a Aparecida do Norte é um convite a viver uma experiência de humildade através da natureza que se encontra no caminho, ressaltando também a coragem, pois é preciso atravessar trilhas, bosques, estradas, asfalto. É um momento único de caminhada e reflexão com Nossa Senhora, buscando como destino chegar em sua casa. 


#2 - Santuário de Fátima - Portugal

Não poderíamos deixar de inserir este Santuário como destino, pois foi aqui onde a REDEVIDA foi consagrada a Nossa Senhora de Fátima. 

Conheça mais sobre está história clicando aqui.

O Santuário de Fátima é o principal centro de peregrinação cristã de Portugal e um dos mais visitados destinos de turismo religioso do mundo. Localizado a 130 km de Lisboa, a Cova da Ira, local onde foi construído o Santuário de Fátima, é um local muito visitado, e que sente-se já no ar a presença de Nossa Senhora.

Atualmente é formado por duas igrejas: a tradicional Basílica de Nossa Senhora do Rosário, e a moderna Basílica da Santíssima Trindade, concluída em 2007. Na área central, há uma grande esplanada, onde à noite ocorre a Procissão das Velas e, durante todo o dia, peregrinos fazem percursos de joelho em demonstração de fé. É também neste pátio central que multidões se reúnem em dias de celebração no calendário cristão.

O Santuário de Fátima é o principal motivo pelo qual peregrinos vão até a cidade de Fátima. Para além dele, existem outros lugares para visitação,como o museu interativo "O Milagre de Fátima", além das casas dos três pastorinhos em Aljustrel, vila distante cerca de 2,5 quilômetros do santuário. 

Atualmente são quatro caminhos percorridos pelos peregrinos, e ambos evitam as estradas principais, priorizando por caminhos rurais para a segurança dos peregrinos. 

O Caminho do Tejo entre Lisboa e Fátima parte do Parque das Nações com passagem por Santarém. Ao longo deste percurso, que totaliza cerca de 141 kms, existem vários locais para alojamento e restauração onde é possível descansar e recuperar forças. Parte deste caminho coincide com o Caminho para Santiago e, por isso, no marco inicial, colocado a sul do Pavilhão de Portugal, encontra-se também essa sinalização. 

Já o Caminho do Norte coincide totalmente com o Caminho para Santiago, pelo que está assinalado com marcos alusivos a ambos os percursos. No território português, este caminho percorre cerca de 260 km e tem início na fronteira de Valença, passando pelo Porto e Coimbra, sempre com diversas possibilidades de alojamento e restauração.

Há ainda o caminho de Nazaré e a Rota Carmelita, mas, além destes caminhos, o ato de peregrinar rumo ao Santuário de Fátima é uma oportunidade tremenda de encontro com o Senhor, pois em todo o caminho, através da natureza, há a possibilidade de ali encontrar Cristo. As paisagens e a caminhada no silêncio revelam muito.

Conheça nossos Wallpapers de Nossa Senhora, clique aqui.


#3 - Santuário de Guadalupe - México

O Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe é uma basílica menor, localizada no Monte do Tepeyac, na Cidade do México. É considerado o principal templo da Igreja Católica no continente americano e um dos mais visitados do mundo. 

A Basílica de Guadalupe, ao ser declarada santuário nacional do México e basílica menor pelo Vaticano, tornou-se um dos primeiros santuários marianos da América Latina. O principal acesso à Basílica é por “La Villa de Guadalupe”, conhecida popularmente como “La Villita”, e fica no norte da cidade do México.

Há duas Basílicas para serem visitadas, a Basílica Velha e a Basílica Nova. A Antiga Basílica de Guadalupe, conhecida oficialmente como "Templo Expiatório a Cristo Rey", é o primeiro templo católico dedicado à Virgem de Guadalupe. Começou a ser construída em 1531. Em 1921 uma bomba foi implantada no altar da Basílica por um ativista anti-clérigo que conseguiu explodir parte do templo causando enormes prejuízos à Arquidiocese da Cidade do México. Na década de 70, foi descoberto o afundamento do terreno e um novo templo teve de ser planejado. Já em 1979, o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH), em parceria com a Igreja Católica mexicana, iniciou um trabalho arqueológico para tentar restaurar o chão da igreja e impedir a perda de artefatos importantes. Embora ainda não tenham sido finalizados os trabalhos na Basílica, a primeira etapa da restauração já foi concluída com sucesso em 2000.

A moderna basílica, Basílica Nova,  foi construída na década de 1970. Foi idealizada em estilo moderno e viabiliza permitir uma vista total do altar para os que estão no interior. A estrutura é suportada por 350 pilares e pode abrigar 10 mil pessoas no interior. No entanto, em celebrações especiais são colocados assentos adicionais e a capacidade chega até 40 mil lugares.

Há muitos pacotes de viagens e também roteiros para chegar até a Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe. Todos os caminhos levarão os peregrinos a viver uma profunda experiência de fé com Nossa Senhora de Guadalupe, aquela que é capaz de interceder pela cura de nossas penas, misérias e dores. 


Independente do destino que se escolher para peregrinar, rumo ao encontro da Santíssima Mãe, a experiência que permite-se viver ali é inexplicável. É um verdadeiro encontro com o Senhor, pois caminha-se muitos quilômetros com Maria, e aí está a oportunidade de esvaziar-se e permitir completar-se da presença de Deus.

É a oportunidade de realizar uma jornada de fé e oração, de agradecimento e reconhecimento por tudo que o Senhor realiza em nossas vidas. Não haveria melhor forma de realizar do que escolher um destino Mariano, pois colocar nossas preces e agradecimentos diante da Mãe é entregá-las ao Senhor.

A melhor forma de fortalecer a sua fé é permitir que você a viva intensamente. Eis a experiência da peregrinação. Caminhe rumo ao encontro de Maria e faça a sua experiência!

Temos um material exclusivo para você!
Leia mais sobre Nossa Senhora clicando aqui.

Mais em Devoção Mariana
 
 

Campanha PELA VIDA
Rua Traipu, 273 - Perdizes
São Paulo/SP - CEP: 01235-000

(11) 4200-8080

Copyright © Juntos Pela Vida - REDEVIDA / INBRAC. Todos os direitos reservados.
Cadastrando-se nos formulários você aceita os termos de uso e política de privacidade.

 

(11) 97061-0457

(11) 4200-8080