Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
 

Páscoa: preparando-se para viver a espiritualidade do Tempo Pascal

O Tempo Pascal carrega consigo a maior festa de toda a Igreja, e nos pede a união para que vivamos juntos este mistério de Deus. Leia mais neste blogpost!

Espiritualidade

12.03.2021 - 08:00:00 | 5 minutos de leitura

 Páscoa: preparando-se para viver a espiritualidade do Tempo Pascal

A festa da Páscoa é a mais importante para os cristãos, até mais que o Natal, pois celebra-se um grande mistério: a ressurreição de Cristo, Sua ascensão e o envio do Espírito Santo. É um tempo de grande alegria, de festejar e ser testemunho desta graça de Deus que mudou as nossas vidas para sempre.

O Tempo Pascal se dá início na vigília, no Sábado de Aleluia, juntamente com o Domingo de Páscoa e se estende durante 50 dias, até a festa de Pentecostes. Neste período, vivemos na liturgia uma primavera espiritual. 

São celebrações que fazem parte de um único mistério. Estes acontecimentos permeiam a espiritualidade do tempo Pascal. Para bem vivê-los, é importante que conheçamos cada um. Saiba mais a seguir!

#A ressurreição e ascensão de Jesus
A ressurreição de Jesus é um fato que não se pode negar. Após a sexta-feira da Sua crucificação, o primeiro acontecimento do domingo é o encontro do sepulcro vazio (cf. Mc 16, 1-8). Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago, e Salomé foram no primeiro dia da semana (domingo) ao sepulcro e encontraram a pedra removida. 

Jesus ressuscitado aparece em muitos lugares, como: para Madalena (cf. Jo 20, 19-23); aos discípulos de Emaús (cf. Lc 24,13-25); e aos apóstolos no Cenáculo, entre outras aparições.

"Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro da semana, os discípulos tinham fechado as portas do lugar onde se achavam por medo dos judeus. Jesus veio e pôs-se no meio deles. Disse-lhes ele: "A paz esteja convosco!" (Jo 20, 19). 


Aqueles que viram o Senhor morrer na cruz, precisavam ser testemunhas de Sua exaltação no céu. Em seu evangelho Lucas recorda a última grande benção aos apóstolos: "Enquanto os abençoava, separou-se deles e foi arrebatado ao céu" (Lc 24, 51). 

#Pentecostes
No domingo da festa de Pentecostes, o Círio Pascal se apaga, pois Jesus subiu aos céus, mas nos enviou o Espírito Santo: "Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se partiram e pousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem" (At 2, 3-4).

A vinda do Espírito Santo é um convite para nós também professarmos ao mundo Sua presença, e invocarmos a efusão Dele para que se renove a face da terra e que venha sobre nós com a mesma intensidade em que veio no Ato dos Apóstolos.

A Solenidade de Pentecostes é um fato marcante para toda a Igreja, pois nela tem início a sua ação evangelizadora para que todas as nações e línguas tenham acesso ao Evangelho e à Salvação mediante o poder do Espírito Santo de Deus.

#3 passos para viver com intensidade o Tempo Pascal
Além de celebrarmos as festas que este tempo nos impõe, gostaríamos de deixar para você 3 passos para que possa viver o Tempo Pascal com a mesma intensidade em que esforçou-se para viver a Quaresma.

1- Cultive a alegria

Não há motivo  melhor e maior para se estar feliz do que a ressurreição de Cristo. A nossa felicidade deve ser grandiosa e contagiante, pois recebemos o perdão de Deus neste tempo, e não há privilégio maior do que esse. Cultivemos e proclamemos esta alegria onde estivermos, seja em casa, no trabalho, na rua, enfim. Proclamemos a alegria de ser perdoado pelo Senhor, a graça que recebemos neste tempo. Cultivemos a alegria sendo alegres!

2- Pratique as virtudes

Durante todo o tempo Quaresmal, exercitamos a melhora diante de nossas falhas, como a gula, a todo instante através do jejum e da penitência. Nos esforçamos pelo nosso propósito dia após dia, e na Páscoa, podemos então retomar aquele exercício do qual nos abstemos. Contudo, devemos exercitar essa virtude que se criou em nós, e não sair por aí voltando a fazer tudo igual, mas com cautela e equilíbrio, exercitando assim a virtude conquistada. 

3- Evangelize

Evangelize, dê testemunho através da sua vida. Não há melhor maneira de propagar a Palavra de Deus do que ser exemplo com a própria experiência. Propague às pessoas ao seu redor os feitos do Senhor em sua caminhada, fale sobre os milagres que Ele realizou no seu coração durante este tempo. Deixe que o Tempo Pascal seja rico de alegrias e testemunhos para ti e para aqueles que te cercam.

O projeto Juntos Pela Vida é uma ótima oportunidade para que você faça a evangelização acontecer, afinal, por meio de sua participação poderemos chegar ainda mais longe. Faça parte desta missão junto conosco. Além disso, vá mais longe, desafie-se e mande-nos o seu testemunho. Conte sua história e evangelize também através da partilha das maravilhas que o Senhor fez em sua vida clicando aqui! 
 
A Páscoa do Senhor traz consigo toda esta alegria e primavera que quer desabrochar em nós, que quer florescer através da liturgia e de todas as festas que permeiam estes dias especiais. Estejamos de corações abertos para viver, depois da Quaresma, um tempo de profunda oração e jejum, o Cristo ressuscitado em nós.

Ele que nos envia seu Espírito Santo, também quer que sejamos testemunhas de Sua alegria e de Seu mistério. Sejamos exemplos de cristãos que receberam o perdão de Cristo e sentem-se felizes em receber o Ressuscitado em seus corações.

Desde o dia da Ressurreição até a festa de Pentecostes, vivamos neste Tempo Pascal uma profunda união com a Igreja e estejamos sempre disponíveis ao Senhor!

Leia também:
- Como viver a fé no meu cotidiano?

Mais em Espiritualidade
 
 

Campanha PELA VIDA
Rua Traipu, 273 - Perdizes
São Paulo/SP - CEP: 01235-000

(11) 4200-8080

Copyright © Juntos Pela Vida - REDEVIDA / INBRAC. Todos os direitos reservados.
Cadastrando-se nos formulários você aceita os termos de uso e política de privacidade.

 

(11) 97061-0457

(11) 4200-8080