Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
 

5 Dicas para construir seu planejamento pessoal e metas de Ano Novo

Se você deseja construir o seu planejamento pessoal e começar 2021 com tudo, confira esse blogpost e confira nossas 5 dicas para te ajudar a definir as suas metas.

Desafios

06.01.2021 - 08:00:00 | 5 minutos de leitura

5 Dicas para construir seu planejamento pessoal e metas de Ano Novo

O início de um novo ano é sempre uma oportunidade para fazer uma boa revisão de vida, definir as metas e realizar um planejamento pessoal para o futuro. Mas, para que não fique apenas no papel, é importante que ele seja feito com seriedade e de acordo com a sua realidade pessoal. 

Do contrário, você pode acabar se frustrando ao perceber, lá no final do ano, que não foi possível cumprir muita coisa. Por isso, é ideal que seu planejamento seja realista e simples. Afinal, não adianta fazer uma lista enorme de objetivos sem traçar os planos para alcançá-los.

Deseja construir o seu planejamento pessoal e começar 2021 com tudo? Continue lendo esse blogpost e confira nossas dicas!

#1 Comece olhando para trás

Pode parecer estranho que um texto sobre planejar o próximo ano comece falando para olhar para trás, mas é isso mesmo. Se você quer planejar 2021 da maneira correta, é importante começar olhando para o que deu certo no ano anterior, e também para o que não deu. Assim, você evita repetir os erros cometidos e aumenta suas chances de acertos.

Reveja, então, quais foram suas metas do ano passado, o que você conseguiu realizar, o que não conseguiu, perceba se você ficou muito distante de realizá-las ou se chegou perto.

A partir desse olhar para trás, você poderá olhar para frente com mais propriedade. E, para fazer isso com rumo certo, continue seguindo nossas dicas.

#2 Delimite as áreas da sua vida

Ninguém consegue digerir um pedaço muito grande de comida, não é mesmo? Para conseguir degustar uma bela pizza, por exemplo, precisamos dividi-la em pedaços menores.

Assim também acontece com a nossa vida. Às vezes, queremos realizar grandes mudanças, traçamos planos mirabolantes e definimos metas maravilhosas, porém inatingíveis, e quando não conseguimos alcançá-las, nos frustramos pensando que o problema está em nós.

A dica é listar em um rascunho as principais áreas de sua vida: espiritual - sua relação com Deus, consigo mesmo, não apenas em momentos específicos, mas sempre; saúde - sua relação com seu corpo, física, mental e espiritualmente; relacionamentos - sua relação com os outros, com sua família, seus amigos, colegas de trabalho; profissional - sua carreira, negócios ou  empreendimentos; financeira - organização das finanças; intelectual - estudos, cursos, livros; social - sua relação com a sociedade e com o mundo.

Sabemos que nossa vida é o todo e tudo está interligado, mas é mais fácil trabalhar em pequenos pedaços por vez, combinado?

#3 Defina seus objetivos e metas

Agora que você delimitou as principais áreas da sua vida, procure, com sinceridade, perceber se está no caminho certo, qual ponto precisa de mais atenção, se existe algo que talvez exija ajuda profissional etc.

Feito isso, é hora de definir os objetivos a serem alcançados e, aqui, você vai precisar ser muito realista para não abandonar o planejamento já no início do ano.  Defina objetivos realizáveis, ou seja, que realmente sejam possíveis de atingir, ok?

Para isso, a próxima etapa é determinar suas metas. O conceito SMART, inventado por Peter Drucker, cujo nome vem das iniciais das palavras em inglês, é uma boa opção de listá-las: específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. 

Então, para cada área da sua vida, estabeleça uma meta específica, que você possa mensurar, que seja possível atingir e que ela seja realmente relevante para a sua vida. Por último, defina o tempo em que você quer atingir essa meta. Pode ser que precise de dias, semanas, meses, ou até anos.

#4 Organize sua rotina

Um ponto importante para que você consiga alcançar os objetivos e metas planejados, está em organizar sua rotina. Por exemplo, se na área intelectual seu objetivo é passar em um vestibular, você precisa estudar, certo? Então, separe um período do dia para isso. A mesma coisa se você precisa crescer na área espiritual, separe um tempo para se dedicar a isso.

Busque ferramentas que possam lhe ajudar nesse processo. Pode ser uma agenda, um planner, ou até mesmo algum aplicativo no seu computador ou celular. Deve ser algo que faça parte de seu dia a dia. Não adianta você colocar tudo na agenda e nunca olhar a agenda, ou baixar um aplicativo no celular, mas nunca consultá-lo. Escolha o meio que seja mais fácil e eficaz para você.

#5 Revisite seu planejamento ao longo do ano

Nossa última e não menos importante dica é: revisite o seu planejamento ao longo do ano. Afinal, de nada adianta montar o melhor planejamento do mundo se você nunca mais olhar para ele, concorda?

Pode ser mensalmente, bimestralmente ou da maneira que você achar melhor, mas não deixe para lembrar disso somente no fim do ano. O ideal é que, pelo menos uma vez por semana, você pare para perceber como está com relação às suas metas e objetivos. 

Se você perceber que precisa retomar o caminho em alguma área da sua vida, saiba que não existe uma regra específica. O que vale, no fim das contas, é que o planejamento funcione para você e lhe ajude a ser uma pessoa melhor.

Lembre-se sempre de se colocar na presença de Deus ao definir e planejar seus objetivos para que suas metas sejam também de acordo com a vontade Dele para a sua vida. 

Por falar em Deus, caso se aprofundar espiritualmente seja um de seus planos para este Ano Novo, você pode começar a realizar sua meta com a ajuda destes dois e-books que preparamos para você: Roteiro para aprofundar a vida de oração, no qual você encontra dicas e métodos de oração para seu dia a dia, e nosso Diário Espiritual, com 21 dias de meditações práticas para a vivência da espiritualidade no seu cotidiano! Temos certeza que gostará destes materiais!

Mais em Desafios
 
 

Faça parte da nossa rede

Cadastre-se para receber nossas newsletters

Campanha PELA VIDA
Rua Traipu, 273 - Perdizes
São Paulo/SP - CEP: 01235-000

(11) 4200-8080

Copyright © Juntos Pela Vida - REDEVIDA / INBRAC. Todos os direitos reservados.
Cadastrando-se nos formulários você aceita os termos de uso e política de privacidade.

 

(11) 97061-0457

(11) 4200-8080