Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
 

Descubra o papel dos leigos na vida da Igreja

Leia agora e descubra quem são os leigos e porque eles exercem um papel fundamental na vida da Igreja.

Igreja

02.08.2021 - 09:18:52 | 5 minutos de leitura

Descubra o papel dos leigos na vida da Igreja

Estamos em agosto, mês que a Igreja do Brasil dedica especialmente às vocações. Cada um de nós possui uma vocação, que é um chamado de Deus para vivermos o Cristianismo de uma maneira única, como por exemplo os sacerdotes, os casados, irmãos religiosos, consagrados e também os leigos, tema principal deste blogpost.

Durante este mês, a cada domingo, é celebrada uma vocação específica: os ministros ordenados no primeiro domingo, as famílias no segundo (coincidindo com o Dia dos Pais), a vida religiosa e consagrada no terceiro e a vocação dos leigos no quarto domingo, sendo este também destinado aos catequistas. Quando o mês tem cinco domingos, a celebração dos catequistas e leigos é realizada separadamente.

Quer descobrir mais sobre o mês vocacional? Leia aqui:

- Por que agosto é o Mês das Vocações?

Vamos descobrir agora quem são os leigos e qual o seu papel e sua vocação dentro da Igreja. Continue por aqui.

Quem são os leigos

Muitas vezes ouvimos o termo "leigo"como algo pejorativo, como alguém que não sabe muito sobre determinado assunto.

Porém, dentro da Igreja a realidade é bem diferente. O papel de um leigo é de vital importância. Os leigos são os católicos que não professam um voto como religiosos e não são ministros ordenados (padres ou diáconos). 

Ou seja, são os cristãos batizados, chamados a participar na vida da Igreja, Corpo Místico de Cristo. Leigos somos todos nós, eu e você, caso você não seja padre, diácono e nem irmão ou irmã religiosa.

Descubra qual sua missão na Igreja


Todo leigo, por seu batismo, é chamado a ser sal na terra e luz no mundo. O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que: 

"Uma vez que, como todos os fiéis, os leigos são encarregados por Deus do apostolado em virtude do Batismo e da Confirmação, eles têm a obrigação e gozam do direito, individualmente ou agrupados em associações, de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens e por toda a terra; esta obrigação é ainda mais presente se levarmos em conta que é somente por meio deles que os homens podem ouvir o Evangelho e conhecer a Cristo. Nas comunidades eclesiais, a ação deles é tão necessária que sem ela o apostolado dos pastores não pode, o mais das vezes, obter seu pleno efeito" (CIC 900).

Ou seja, é nosso papel como leigos, anunciar o evangelho de Cristo em lugares que, muitas vezes, os ministros ordenados e religiosos não conseguem chegar, como por exemplo, os ambientes de trabalho, de estudos e ambientes sociais de maneira geral. Nesses lugares,a presença de um leigo atuante é fundamental para que a palavra de Deus chegue, de fato, aos confins do mundo. 

Nem sempre será necessário ou até possível falar de Cristo, porém, por meio de um testemunho verdadeiro de caridade fraterna, de escuta, partilha, de vivência de valores morais, o leigo estará deixando uma mensagem de amor, de paz e de verdadeiro espírito cristão.

Além disso, como bem mencionou o Catecismo, o papel dos leigos é fundamental também dentro da Igreja. Pois são os leigos que estão à frente das pastorais, movimentos eclesiais e demais serviços dentro da Igreja.

Quer saber como contribuir ainda mais na Igreja?
Leia aqui:

- Voluntariado na Igreja: o que eu posso fazer?

 - Por que e como apoiar projetos católicos?

Para bem cumprirmos nossa missão dentro da Igreja, é necessário que nós, leigos, sejamos maduros em nossa fé, buscando um verdadeiro conhecimento sobre ela. Como nos pede o papa Francisco:

"Assim, todos os leigos, filhos da Igreja, devem ser ajudados a crescer e a tornar-se 'adultos', colocando seus talentos a serviço de novas missões na sociedade, na cultura, na política. Deste modo, a Igreja, como verdadeira mãe, poderá preservar a história e a tradição viva da família”.

O Juntos Pela Vida te ajuda nessa missão

Para lhe ajudar a crescer no conhecimento da fé, o projeto Juntos Pela Vida oferece diversos conteúdos de espiritualidade, evangelização, devoção e educação, além de materiais ricos sobre os mais variados temas.

Você também pode contar com a REDEVIDA de Televisão, para crescer na fé e na espiritualidade, por meio de nossos programas, transmissões de missas e orações. Sintonize na sua TV ou assista ao vivo aqui! 

Como você pôde perceber, o leigo é muito mais do que apenas um participante da Igreja, mas é alguém chamado a atuar na evangelização.

Você já conhecia o seu papel como leigo dentro da Igreja? 

Agora que você sabe um pouco mais sobre a vocação e o chamado do leigo, celebre com alegria o Dia do Leigo e viva esse chamado de Deus para evangelizar com a sua vida.
Saiba mais sobre o Juntos Pela Vida aqui:

 - Como ser um benfeitor do Projeto Juntos Pela Vida?

Mais em Igreja
 
 

Campanha PELA VIDA
Rua Traipu, 273 - Perdizes
São Paulo/SP - CEP: 01235-000

(11) 4200-8080

Copyright © Juntos Pela Vida - REDEVIDA / INBRAC. Todos os direitos reservados.
Cadastrando-se nos formulários você aceita os termos de uso e política de privacidade.

 

(11) 97061-0457

(11) 4200-8080