Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
 

Como ser uma boa mãe segundo a Bíblia?

A maternidade é um mistério sublime, um mistério de amor. Confira aqui o que a Bíblia diz sobre a maternidade e suas ações. Leia aqui o conteúdo completo!

Família

19.05.2021 - 08:09:00 | 8 minutos de leitura

Como ser uma boa mãe segundo a Bíblia?

A maternidade é um mistério sublime, um mistério de amor, pois nenhuma mulher sabe o que viverá realmente dentro da maternidade até tornar-se mãe. Deste modo, nenhuma mulher saberá como ser uma boa mãe até que esteja inserida neste meio de fato. 

Mesmo estando inserida neste meio, seja recentemente ou há muito tempo, muitas mães ainda têm muitas dúvidas sobre como ser uma boa mãe, como executar de forma correta este papel, para que seus filhos recebam a melhor educação possível. Reconhecendo esta dúvida permanente de muitas, chegamos a uma conclusão: não haveria melhor lugar para encontrar respostas que se não a Bíblia Sagrada.

Acreditamos que na Palavra de Deus podemos encontrar muitas respostas com direcionamentos para as mães, para que cada uma, com sua essência, possa exercer a maternidade a seu modo, buscando ser melhor, diante de Deus e de seus filhos, sempre. Trouxemos neste blogpost um conteúdo completo e riquíssimo em passagens bíblicas para as mães que buscam ser melhores a cada dia. Boa leitura!

#Como enxergar seus filhos

Antes mesmo de falarmos sobre maternar perante a Bíblia, é muito importante que falemos sobre o olhar para nossos filhos, como a Palavra nos conduz a olharmos para eles, pois muitas mães atualmente têm olhado para seus filhos como "fardo", pois só enxergam ali o cansaço da educação. 

Diante disso, a Bíblia nos traz um ponto muito importante, que deve ser sempre lembrado, diariamente, por uma mãe:

"Vede, os filhos são um dom de Deus: é uma recompensa o fruto das entranhas" (Salmos 127, 3).

Os filhos, cada um deles, mesmo com suas particularidades, necessidades, desafios, nunca deixarão de ser um dom de Deus, uma recompensa para aqueles que desejam tornar-se família. Filhos são alegria, bênção para cada família, para cada mãe.

Isso é muito importante ser lembrado, pois na atualidade, a vida de muitas crianças tem sido tachada como "fardo", "problema", "gasto", entre outras denominações. Mas não, nosso olhar deve sempre estar voltado para a verdade, para Deus. Desse modo, lembrando que cada vida, cada filho deve ser olhado diariamente como um dom de Deus.

Olhando para ele deste modo, como mãe, seu filho crescerá em harmonia com o lar em que nasceu, pois ali encontrará o olhar e o acolhimento de Deus através de sua mãe.

Nosso desafio para você, mãe, é: louve a Deus todos os dias pela vida de seu filho, mesmo quando você encontrar dificuldades, agradeça por tamanha graça recebida.

#Conduzindo uma boa educação


"Ensina à criança o caminho que ela deve seguir; mesmo quando envelhecer, dele não há de se afastar" (Provérbios 22, 6).

Uma boa educação surge desde o nascimento de seu filho. Não se deve esperar que ele cresça para que comece a ensinar a ele as lições e valores. Claro, tudo deve ser ensinado com docilidade, e cada lição tem um tempo certo para acontecer, mas não deve-se deixar tudo para quando ele for "maior" em idade, pois, se isso acontecer, pode ser que ele não siga os caminhos de Deus.

Por isso, como expressa a Bíblia, ensina o teu filho desde criança o caminho que deve ser seguido, tanto o caminho de Deus como tudo que ele traz consigo. Os bons valores, bons modos, uma busca pelo saber, a caridade, a amizade, entre tantas outras qualidades e virtudes que o caminho do Senhor nos permite aprender.

É importante ressaltar que uma boa educação, principalmente quando falamos de modo de ser, deve partir de sábios ensinamentos, mas também de firmes atitudes. Por isso, nosso desafio para você, mãe, é: decida firmemente por seguir o caminho de Cristo, e através de seus afazeres cotidianos, juntamente com bons ensinamentos, o seu exemplo será o maior ensinamento para a criança. 

Temos um material que lhe auxiliará a evangelizar seus filhos através de brincadeiras que podem envolver pais e crianças em momentos de diversão, mas também de aprendizado. Aproveite em família. Veja aqui! 

#Uma boa educação exigirá correção

Aqui vamos trazer uma citação bíblica, mas diante dela e de sua realidade, você como mãe deve escolher a forma de corrigir seu filho, de modo que haja firmeza, mas não exaltação, pois uma boa educação parte da clareza do ensinamento.

"Não poupes ao menino a correção: se tu o castigares com a vara, ele não morrerá" (Provérbios 23, 13).

Esta passagem bíblica vem trazer um único e verdadeiro sentido a tudo: é preciso correção. Muitas mães ficam em dúvida quanto ao fato de corrigirem seus filhos pelos erros. Afinal, esta não é uma tarefa fácil, realmente demandará de muita firmeza para que a correção seja aplicada e entendida da forma correta.

O fato de encontrarmos muitas mães em dúvida sobre a possibilidade de dizer "não" aos seus filhos é muito preocupante, pois sem a disciplina e com ela, a correção, teremos adultos frustrados ao viverem em um mundo atual com tamanha cobrança.

Por isso, nosso desafio para você, mãe, é: não tenha medo de corrigir seu filho, pois deste modo você ensinará a ele a importância dos valores, tornando-o um adulto sábio e de bom caráter. Exercite o ato da correção, mas faça-o com amor, de modo que condiga com sua educação.

#Não só a correção e a condução, mas o bom caminho


"Os mandamentos que hoje te dou serão gravados no teu coração. Tu os inculcarás a teus filhos e deles falarás, seja sentado em tua casa, seja andando pelo caminho, ao te deitares e ao te levantares" (Deuteronômio 6, 6-7).

Não há dúvidas de que filhos, quando criados no caminho do Senhor, serão para sempre bem cuidados e protegidos, pois ali encontrarão segurança e bons preceitos para toda a sua vida; mas há algo que precisa ser compreendido por todos: a educação cristã de um filho não deve ser apenas ensinada através de palavras, e sim imprimida em seus corações pela companhia que lhes fazem os pais. Ou seja, é preciso levar e participar da Igreja juntamente com os filhos, de modo assíduo, para que com o exemplo que lhes é mostrado eles possam aprender.

Para você, mãe, o nosso desafio é: que você seja fiel desde as pequenas coisas com seus filhos, lhes ensinando o evangelho porque você vive e acredita nele. Por isso:

Vá a Missa ao menos aos domingos com seus filhos;
Reze com eles antes de cada refeição;
Ensine eles e reze junto, ao dormir;
Seja exemplo de oração para com eles ao acordar, ensinando a louvarem ao Senhor;
Insira-os na catequese no devido tempo;
Promova orações em família.

Esses são alguns pontos entre tantos outros ensinamentos práticos que podem ser realizados diariamente e que poderão imprimir no coração de seus filhos a vivência no Evangelho.

#Em tudo seja bondosa, pura e tranquila


"Pois Deus não deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e de sabedoria" (2Timóteo 1, 7).

Em todas as situações, lembre-se sempre que Deus não deu esta missão de maternar à toa para você, ele lhe confia e lhe derrama um espírito de fortaleza, amor e sabedoria, não te deixa desamparada diante de nenhuma situação.

Ser mãe não é uma tarefa fácil, realmente exige muito de cada mulher que assume este papel, mas nunca deixará de ser um dom de Deus exercer este chamado. Por isso, mesmo quando estiver se sentindo perdida em meio às situações, não se esqueça de pautar sua missão em Cristo. Ele é o único capaz de guiar-te neste caminho.

Ser uma boa mãe é algo que pode ser exercido de diversos modos, afinal, não há um manual que nos conte como agir em cada situação, mas a Palavra de Deus nunca deixará de nos amparar a todos os momentos, de direcionar em  cada situação e acolher o seu coração e suas necessidades como mãe.


Faça tudo com amor, seja forte em Deus e busque sempre a sabedoria. Não deixe-se exaltar diante das situações que a maternidade pode lhe trazer, mas haja o que houver, mantenha-se centrada em Deus e seus filhos seguirão o bom caminho.

Uma boa educação não surge de muitos métodos, mas de uma entrega diária e constante daquela que tem os seus olhos fixos em Cristo. Pautar este conteúdo em cima dos ensinamentos bíblicos é para que você, mãe, saiba que nós queremos te ajudar a estar sempre com o olhar fixo no Senhor, pois você não está sozinha.   

Caminhemos sempre Juntos Pela Vida!

Leia também "Família católica: desafio da conexão entre pais e filhos"

Mais em Família
 
 

Campanha PELA VIDA
Rua Traipu, 273 - Perdizes
São Paulo/SP - CEP: 01235-000

(11) 4200-8080

Copyright © Juntos Pela Vida - REDEVIDA / INBRAC. Todos os direitos reservados.
Cadastrando-se nos formulários você aceita os termos de uso e política de privacidade.

 

(11) 97061-0457

(11) 4200-8080