Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
 

Como manter uma rotina de oração pessoal?

A oração é a porta que nos liga diretamente a Deus, permitindo que contemplemos a verdade e a fé. Ter uma rotina de oração pessoal é desafiador, confira aqui algumas dicas!

Espiritualidade

02.06.2021 - 09:05:57 | 6 minutos de leitura

Como manter uma rotina de oração pessoal?

A oração, seja ela expressada através de palavras ditas, da contemplação de nosso interior ou daquilo que habita fora de nós, seja ela expressada pelo cantar, pelo silenciar ou pelo olhar, sempre será a maneira mais íntima de  contato com Deus. Sem a oração nada seríamos e nada teríamos em nossa vida, afinal, a oração é a ponte direta do homem com Deus.

Rezar vai muito além de pedir ao Senhor as graças que necessitamos, ou desejamos. Rezar é estar com Deus, diante Dele, entregando-se de corpo e alma. Rezar é encontrar liberdade diante de Deus, mas não é inventar um modo novo de realizar a prática, é preciso que sigamos aquilo que a Igreja já determinou, através de seus longos anos de experiência.

Entendendo a prática da oração, entenderemos que a fé necessita da oração pessoal para manter-se ardente e viva. A oração pessoal é o encontro da nossa verdade, nosso mais íntimo, com o Senhor. A oração pessoal é insubstituível, pois ninguém pode realizar isso no seu lugar, é um momento único seu com Deus.

"A oração do pobre eleva-se de sua boca até os ouvidos (de Deus), (e Deus) se apresentará em lhe fazer justiça" (Eclo 21,6).

Reconhecendo esta grandeza, entendemos que não podemos deixar de realizar a oração pessoal diariamente. Mas como criar uma rotina para que isso realmente aconteça e não fique apenas em nossa palavra? 

Para te ajudar neste desafio diário, separamos algumas dicas para você, confira:


#Estipule um horário

Para começar a colocar isso em prática é preciso disciplina, pois se apenas esperarmos nosso corpo e nossa mente se habituarem com um momento de oração por dia, não iremos muito longe com esse propósito de vida de oração. Por isso, para te ajudar, gostaríamos de sugerir que você estipule um horário fixo para realizar sua oração.

Veja a sua rotina, e por mais corrida que ela possa ser, mesmo inconstante, estipule o melhor horário para você realizar essa oração diariamente. Não se esqueça que fim de semana também é dia de rezar, para Deus, não existe dia de folga da oração, então seja fiel no seu propósito.

Além de estipular um horário fixo, como por exemplo todos os dias às 6h30, estipule também um tempo fixo para ficar em oração. Claro, não engesse isso, seja livre em sua oração, mas no início da prática temos a tendência de realizar apenas 5 min de oração, por isso, para ter um tempo mais produtivo e habituar-se com esta rotina, coloque um tempo mínimo de oração diária, como 30 minutos, por exemplo.

Você irá perceber que, ao criar essa rotina, sua intimidade com Deus aumentará dia após dia e isso facilitará que sua oração dure mais tempo. Por isso é importante que se estipule um tempo mínimo, para que você se habitue e não desista em pouco tempo.


#Tenha um local

Criar um local fixo de oração, longe de qualquer distração, é uma necessidade. Isso não se fará sozinho, mas também não exigirá muito. Basta encontrar um local na sua casa, seja ele dentro ou fora, que permita que você prepare um ambiente aconchegante e que te leve à oração.

Para esse ambiente, gostaríamos de sugerir algumas coisas que te ajudarão a colocar em prática essa ideia:

-Coloque almofadas ou um tapete para tornar o ambiente aconchegante;
-Tenha ali um crucifixo ou, então, uma imagem da sagrada família, de um santo de devoção. Pode ser imagem ou ícone, como preferir;
-Coloque ali uma vela, para que possa acender na hora de rezar e elevar sua oração até os céus;
-Deixe seu celular e qualquer distração longe de você;
-Tenha em mãos sempre uma Bíblia;
-É interessante ter um caderno de oração, para anotar nele um pouco de suas orações diárias.

São pequenas coisas para te auxiliar, pois quando temos um ambiente para rezar, preparado para isso, podemos ir muito além em nossas orações, pois ficamos aconchegados em Deus, ali, em um pequeno canto.

Você não precisa se prender a esse ambiente, pode ir até sua paróquia ou comunidade para realizar sua oração lá. Você tem liberdade em realizar sua oração onde se sentir bem, mas criar um ambiente próprio para isso te auxiliará, e muito, nessa rotina.


#Seja livre, mas siga a Igreja

A oração pessoal é um momento de profunda intimidade com Deus, é um momento onde podemos ter a liberdade para rezar, escolher os cânticos e a forma de complementar esse momento. Mas é muito importante que saibamos também aquilo que a Igreja nos orienta, com sua longa experiência. 

Diferente de um retiro ou de uma oração comunitária, faremos tudo sozinhos e não teremos alguém conduzindo, como um pregador, é preciso que nós conduzamos tudo. Para isso, é importante que você não se esqueça de realizar a Lectio Divina com frequência, para que se tenha um direcionamento naquilo que a Igreja também vive no dia, assim estaremos em comunhão.

Leia também "Roteiro para aprofundar a vida de oração" 


#Coloque como meta

Mesmo que o nosso coração deseje muito isso, é preciso que coloquemos como meta em nossa vida, para que realmente se torne um propósito. Somente o nosso querer não bastará, é preciso que sejamos firmes, conosco mesmos, para que tudo comece a acontecer.

Então, em dias de cansaço é preciso firmeza, para que mesmo no cansaço estejamos fielmente entregues, ali com Cristo. E, deste modo, funcionará também para quando estivermos sem vontade de rezar. Sim, isso acontece, às vezes nos deparamos com a falta de vontade. Nestes momentos é ainda mais importante ter firmeza! Pois um dia sem rezar pode acabar acarretando em uma sequência de dias que vamos "deixando para depois, ou para amanhã".

Sejamos firmes em nosso propósito de oração e alcançaremos, sem sombra de dúvidas, nosso objetivo: ter um momento de oração diário e pessoal com Deus. Esta é uma oportunidade que precisa ser levada a sério, pois é um momento de crescimento e amadurecimento, tanto espiritual, quanto em nossa vida externa.

Rezar diariamente é encontrar-se com o seu interior perante Deus e, ali, na sua verdade, ofertar sua vida, sua história, sua caminhada. Deus seja louvado pela oportunidade de rezarmos a sós com Ele, encontrá-Lo, e caminhar rumo aos céus.


Confira também "Diário Espiritual: 21 dias de oração para fortalecer sua fé"

Mais em Espiritualidade
 
 

Campanha PELA VIDA
Rua Traipu, 273 - Perdizes
São Paulo/SP - CEP: 01235-000

(11) 4200-8080

Copyright © Juntos Pela Vida - REDEVIDA / INBRAC. Todos os direitos reservados.
Cadastrando-se nos formulários você aceita os termos de uso e política de privacidade.

 

(11) 97061-0457

(11) 4200-8080