Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
 

Como evangelizar e ajudar as pessoas no tempo de Natal?

O Natal é um tempo de exercitar nossa caridade cristã. Você sabe como pode fazer sua parte? Neste post do blog, descubra como ajudar e evangelizar as pessoas ao seu redor.

Espiritualidade

03.12.2020 - 08:00:00 | 5 minutos de leitura

Como evangelizar e ajudar as pessoas no tempo de Natal?

O Natal é um período em que nossos corações se enchem de bons sentimentos, onde a caridade e a generosidade pairam no ar. É um tempo em que todos ficamos mais sensíveis e emotivos. Mesmo aqueles que não têm uma vivência de fé, compartilham de sentimentos de positividade e também, de solidariedade. 

Além do Natal, é final do ano e, nessa época, existe uma comoção geral de gratidão por tudo o que passou, e fazendo os votos de que o futuro traga consigo mais paz, alegria e realizações. 

Para nós, cristãos, esse sentimento é ainda mais forte, pois o Natal é a festa do nascimento de nosso Salvador, Jesus Cristo, Aquele que veio para nos ensinar a viver a caridade no dia a dia, e anunciar a vinda de um novo Reino, repleto de paz, fraternidade e amor.

O Natal, então, é o tempo propício para falarmos ainda mais sobre esse Reino e também, torná-lo presente em nosso meio através de gestos concretos. É a oportunidade ideal para ajudar as pessoas que mais precisam, pois essa também é uma excelente forma de evangelizar. 

Se você gosta da ideia de colocar a generosidade e a caridade em prática nesse Natal, então continue lendo esse post. A seguir, daremos dicas práticas (e simples) de como evangelizar e ajudar as pessoas em clima natalino!

Converse com os idosos

Existem, infelizmente, muitas pessoas idosas que não recebem visitas e não têm com quem conversar, tanto nas casas de repouso, quanto morando em suas próprias residências. Os motivos são os mais variados, muitas vezes, a pessoa não possui mais parentes vivos e, por isso, acaba vivendo uma vida solitária e triste, solidão essa que acaba se agravando no tempo do Natal.

Você pode ajudar a mudar essa realidade vivendo um dezembro diferente neste ano! É muito provável que, em sua cidade, existam vários asilos de idosos com os quais você pode entrar em contato para oferecer ajuda. As pessoas idosas têm muitas experiências e histórias para compartilhar. Sem dúvida, passar um tempo com elas pode ser um grande aprendizado.  

Devido  à pandemia do novo coronavírus, talvez você não poderá se aproximar muito, deverá utilizar máscara, além de cumprir todas as outras recomendações de saúde. Em últimos casos, é possível realizar esse ato por meio de chamadas de vídeo, basta combinar tudo direitinho com a casa de repouso.

Faça uma criança feliz 

Você também pode fazer o Natal de muitas crianças mais feliz por meio da doação de brinquedos e roupas. Muitas famílias não têm condições de comprar presentes para seus filhos e, nem sempre, as crianças entendem essa situação, o que torna ainda mais triste essa realidade.

Mas, que tal você mudar isso? Obviamente, uma pessoa sozinha não pode comprar presentes para todas as crianças carentes, mas se cada um fizer a sua parte, podemos construir um Natal especial para muitas delas!

Por isso, estenda a mão para ajudar as pessoas que mais precisam. Doe roupas e brinquedos, novos e usados (em bom estado). Você pode também doar alimentos, material escolar, itens de higiene e o que mais a sua caridade e generosidade lhe inspirarem. Seja a diferença concreta na vida de alguém neste Natal.

Seja um voluntário

O voluntariado é uma ótima maneira de exercitar a caridade e a evangelização. Mesmo em período de pandemia, com todas as restrições sanitárias próprias do momento que vivemos, existem muitas instituições que prestam auxílio nas mais variadas áreas de atuação, com crianças, idosos, moradores de rua, pessoas carentes e até animais de rua. 

Essas instituições geralmente precisam de voluntários para ajudar em seu trabalho, principalmente nesse período da COVID-19, pois, assim como aumentaram o número de pessoas precisando de ajuda, da mesma forma cresceu o número de organizações para ajudar.

Para descobrir as organizações existentes em sua região, basta uma pesquisa na internet. Então, é só escolher aquela ou aquelas cujas causas sejam mais próximas às suas convicções e… mãos à obra!

Evangelize com o Projeto Juntos Pela Vida

Para muitas pessoas, a informação, o entretenimento e até mesmo o conforto da Palavra de Deus, chegam por meio da televisão. Para elas, a única companhia, em muitos momentos, são os programas de TV onde os apresentadores levam mensagens de fé, de paz, alegria e também de consolo, tanto durante o dia, como nas madrugadas.

Um grande exemplo disso é a REDEVIDA de Televisão, cuja programação oferta momentos de evangelização e fé, sendo uma abençoada companhia para muitas famílias. São inúmeros os testemunhos que chegam dos mais distantes lugares do país de pessoas que fizeram belíssimas experiências com Deus por meio de nosso programas.

Mas, sabia que você também pode fazer a diferença na vida do próximo assim como a REDEVIDA? Tornando-se um benfeitor do Projeto Juntos Pela Vida, você nos ajuda na missão de evangelizar e levar uma palavra de ânimo a quem dela precisa, especialmente agora no tempo do Natal.

Se você se interessou, clique aqui, saiba mais sobre o nosso projeto e descubra como você também pode ser luz na vida de alguém!


Agora que você conheceu algumas formas de ajudar as pessoas neste Natal, é só escolher quais você mais se identificou e começar. Não se esqueça que essa é a festa do nascimento de Nosso Senhor, e Ele nasceu pobre, sua família passou por necessidades, inclusive para encontrar um lugar onde Ele pudesse nascer. Por isso, somos convidados a estender a mão aos nossos irmãos que precisam, acolhendo e ajudando assim o próprio Jesus.

“Em verdade vos digo, todas as vezes que fizestes isso a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes” (Mt 25, 40).

Leia mais sobre a importância de ajudar as pessoas:

Fazer o bem: a importância de dividir o que possuo

Para conhecer mais sobre o Juntos Pela Vida, Leia também:

Conheça o projeto Juntos Pela Vida

Mais em Espiritualidade
 
 

Faça parte da nossa rede

Cadastre-se para receber nossas newsletters

Campanha PELA VIDA
Rua Traipu, 273 - Perdizes
São Paulo/SP - CEP: 01235-000

(11) 4200-8080

Copyright © Juntos Pela Vida - REDEVIDA / INBRAC. Todos os direitos reservados.
Cadastrando-se nos formulários você aceita os termos de uso e política de privacidade.

 

(11) 97061-0457

(11) 4200-8080