Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
 

Como cultivar a amizade em tempos de distanciamento físico?

Cultivar as amizades em tempos de distanciamento físico pode parecer um desafio, mas na verdade, nos leva a essência do que é ser amigo. Confira neste post!

Família

08.03.2021 - 08:00:00 | 5 minutos de leitura

Autor - Agência Arcanjo
Como cultivar a amizade em tempos de distanciamento físico?

 Em tempos de pandemia, as amizades têm se reformulado e adaptado. O distanciamento social nos pede menos encontros e mais resguardo em casa, em prol de cuidarmos da nossa saúde e também, da saúde do outro. Agora, em meio à pandemia, a saudade aperta o peito e a vontade de reencontrar aqueles que amamos é gigantesca, mas precisamos esperar por mais um instante. 

Há quem pense que este distanciamento possa prejudicar as amizades por conta da falta do encontro. Mas, pelo contrário, este pode se tornar um tempo de oportunidades para o fortalecimento criativo de cada uma de nossas amizades. Se soubermos cultivá-las, elas permanecerão e ficarão ainda mais firmes.

Contudo, como cultivar a amizade quando os abraços e eventos presenciais estão momentaneamente fora de escolha? A seguir, listamos algumas maneiras e ideias para manter os amigos por perto mesmo estando longe. Acompanhe!

# Mídias sociais

Estamos fartos de saber que as mídias sociais e a internet nos levam a qualquer lugar, mas quando falamos de amizades, às vezes precisamos ser lembrados que elas nos possibilitam uma infinidade de coisas.

Fazer uma videochamada, uma ligação, seja em grupo ou apenas com um amigo já é algo muito bacana, mas podemos também partir dos gestos simples aqui. Você já recebeu aquela mensagem especial, com um singelo "Bom dia, saudades de você", "Boa tarde, estou rezando por você" , "Você é especial"? Estas mensagens, de vez em quando, para lembrar a pessoa de que você a ama e que está ali, mesmo distante, são muito importantes, principalmente agora quando não temos a chance de conversar pessoalmente.

Caso você seja novo neste mundo digital, queremos te propor que aceite este desafio, e peça ajuda para o seu filho, seu neto, ou algum conhecido que tenha mais familiaridade com as mídias sociais para que te ensine e auxilie para enviar mensagens, ou fazer chamadas e ligações por vídeo no celular. Você irá se surpreender em como isso pode ser divertido!

# O tradicional nunca perde o seu valor

Além das mídias sociais, que já nos exigem inovação, vamos trazer uma ideia que para você pode ser um hábito bem conhecido, mas que com o passar dos anos foi deixado de lado e substituído pela tecnologia, ou para os mais jovens, possa ser novidade: escrever cartas. 

É isso mesmo! Que tal enviar uma carta a um amigo querido contando um pouco sobre a sua rotina de quarentena, algo que aconteceu na sua semana, a saudade que você está sentindo de viverem momentos juntos? Inclusive, o que acha de imprimir ou revelar uma foto de um dia especial e enviar junto com ela? 

Você pode ser muito criativo aqui. Nada te impede de inovar ainda mais e preparar uma lembrança especial como forma de demonstrar o seu afeto. Neste tempo de pandemia, muitos de nós enfrentamos dificuldades financeiras, mas isso não quer dizer que não seja possível criar algo legal com o que você tem em casa. Use os seus dotes e a sua criatividade e mãos à obra.

# Reze por suas amizades

Amizades cuja fonte vem de Deus, mantêm-se firmes e jamais se abalam. Amigos que nos levam a desejar o céu, desejar a santidade, desejar a vida, são amigos que valem ouro, são presentes de Deus e que devem ser cultivados para que a amizade se fortaleça e não se abale.

"Um amigo fiel é uma poderosa proteção: quem achou, descobriu um tesouro" (Eclo 6,14).

É muito importante que nossas amizades nos levem para Deus, especialmente neste tempo de pandemia, onde os eventos e grupos da Igreja estão acontecendo de forma on-line ou reduzidos. Ter amigos que fazem parte da nossa vida, mesmo na distância, e nos lembram das ofertas e entregas diárias é muito especial.

Por isso, seja você esse amigo e convide os seus para rezarem com você, partilhar a Palavra, assistir pregações e depois conversar sobre, como forma de edificar o que ouviram. Viver este tempo unidos com Deus é a oportunidade de cultivar uma amizade, de ouvir o outro, ser ouvido e refletir sobre as vontades de Deus para vocês.

Então, aqui vai a dica: convide um amigo seu para fazer uma novena, coloquem um propósito, combinem, e mesmo na distância, rezem juntos. Sabemos que estamos atravessando uma fase difícil, por isso é muito importante que estejamos dispostos a fortalecer a nossa fé com a oração diária. 

Muita coisa mudou desde que a COVID-19 apareceu. Adaptamos nossa forma de trabalhar, de estudar e de nos relacionar com as pessoas. Com as amizades, não é diferente. Devemos manter o cuidado e o zelo com quem nos ama. Assim, não tenha medo de inovar e se fazer presente na vida do outro. Estejamos unidos através da oração, rezando e estando disponíveis para ajudar o próximo ao nosso redor neste período desafiador para toda a humanidade.

Sejamos amigos que cultivam a amizade, que se fazem presentes mesmo estando fisicamente distantes, unidos pelo coração!

Leia também:
- A importância da comunicação em tempos de pandemia

Outros conteúdos de Agência
 
Mais em Família
 
 

Campanha PELA VIDA
Rua Traipu, 273 - Perdizes
São Paulo/SP - CEP: 01235-000

(11) 4200-8080

Copyright © Juntos Pela Vida - REDEVIDA / INBRAC. Todos os direitos reservados.
Cadastrando-se nos formulários você aceita os termos de uso e política de privacidade.

 

(11) 97061-0457

(11) 4200-8080