Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
 

Como a vida de oração de um casal pode evitar o divórcio

Por meio da fidelidade na oração será possível para um casal ser fiel em sua vida matrimonial, crescendo e amadurecendo juntos. Confira aqui dicas de oração!

Família

02.06.2021 - 09:17:00 | 7 minutos de leitura

Autor - Arcanjo | Blog Projeto Juntos Pela Vida
Como a vida de oração de um casal pode evitar o divórcio

O divórcio pode ser causado por diversos motivos, por isso é um dos maiores medos dos casais, de modo geral. Ninguém espera se casar para um dia se separar do companheiro, afinal, o casamento é a construção de uma vida lado a lado. O casamento é um sacramento, é um grande passo perante Deus, conforme diz em Mateus 19, 6: "assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, não separe o homem o que Deus uniu." 

O casamento para Deus é algo preciosíssimo, é por meio do amor entre e o homem e a mulher que surge a família, a geração nova, aquela que povoa a terra e que proclamará à Cristo. Não apenas para Deus, mas para a Igreja, para cada um de nós, o casamento tem grande valia e importância. O catecismo diz o seguinte: "a íntima comunhão de vida e de amor conjugal, estabelecida pelo Criador e estruturada com leis próprias, é constituída pelo pacto conjugal [...] Deus mesmo é o autor do matrimônio" (1603 - catecismo).

Portanto, para um casal e para a Igreja, o divórcio é algo temido e que precisa ser evitado, para que se possa preservar a união perante Deus e o início de uma família. Mas como evitar um divórcio se ele pode ser causado por diferentes motivos? 

Nós, Juntos Pela Vida, queremos estar junto com vocês, casais, lutando pela vida matrimonial em Cristo. Para isso, queremos propor o desafio a você, que ainda não tem uma vida de oração em casal, iniciar, ou para você que já possui uma vida de oração matrimonial, a fortalecer sua fé. Neste texto traremos passos práticos, pois o casal que tem os pés firmes em Cristo nada deve temer.

Só é muito importante frisar que, mesmo diante de Cristo, haverão dificuldades para serem enfrentadas juntos, amadurecendo o amor. Não é que por estar em Cristo não haverão desafios, mas a permanência em Jesus os permitirá continuar unidos até o fim.

Cada ato prático citado abaixo será como um passo a passo para vocês, cada um trará uma virtude para a vida matrimonial, contudo é preciso decisão de viver uma vida de oração matrimonial.

Rezem sempre, mesmo na distância
para adquirir força e fidelidade em meio às dificuldades

É preciso rezar todos os dias, mesmo que diante de uma vida corrida, mesmo que hajam dias que a oração seja mais curta, mesmo que algum de vocês dois trabalhe e acabe viajando durante a semana, mesmo que vocês necessitem esperar um ao outro. A oração não pode ser deixada de lado, em nenhum dia.

Atualmente a tecnologia nos permite estar próximos, mesmo na distância, e isso, para rezar quando não houver a possibilidade de estarem juntos pessoalmente, será um grande facilitador. Então, quando estiverem distantes, reservem um horário para ligar um para o outro e rezarem juntos.

Para aqueles aos quais o companheiro ou companheira não viaja, aproveitem todos os dias um momento para estarem rezando juntos. Mesmo que haja a correria da rotina, da família e de todas as suas tarefas, não deixem de reservar ao menos alguns minutos para rezarem juntos. 

A fidelidade na oração diária os permitirá adquirir, com o tempo, a fidelidade matrimonial e também adquirir força nas necessidades e dificuldades encontradas e enfrentadas durante a vida de casados. Força e fidelidade são pilares importantes para enfrentar as dificuldades e permanecer vivendo o matrimônio inteiramente.

São José muito nos ensina sobre a fidelidade e presença, leia mais sobre ele clicando aqui.


Rezar pelo outro, juntos
aprenderão a substituir o egoísmo pelo altruísmo

Reservem alguns dias de suas orações matrimoniais para realizar o exercício de rezar um pelo outro. Façam isso com muita dedicação e amor pelo outro, rezem com os corações unidos e entregues a Deus. Sente seu cônjuge ou peça que ele se ajoelhe, coloque suas mãos sobre ele e reze por suas necessidades, por aquilo que está em seu coração, que você conhece que o outro necessita.

Em algum momento, parem, e diante da sua oração, olhem um nos olhos do outro, e peçam perdão um para o outro. Sejam sinceros de coração, falem aquilo que precisa ser dito e estejam abertos para perdoar aquilo que o outro possa ter feito que gerou mágoa ou decepção.

Deste modo, vocês aprenderão a olhar mais para o outro, trocando o egoísmo, que nos faz olhar apenas para as nossas necessidades, qualidades e personalidades, pelo altruísmo, que nos permitirá enxergar o outro, ver suas necessidades, louvar pelas suas qualidades e contemplar suas personalidades. É um ato de amor, quando olhamos para o interior do outro e nos permitimos nos unir a sua verdade por meio da oração, entregando para Deus.

Rezar é amar e amar é perdoar, pois nossa humanidade é falha. Necessitamos estar atentos para nossas falhas para com os outros, pois precisamos nos permitir abrir o coração e pedir perdão, assim como para perdoar.



Oração para o Casal

A oração do casal pode melhorar situações difíceis vividas no matrimônio, pois, além de fortalecer a união, é fundamental para o crescimento espiritual do casal. 

"Senhor, fazei com que compartilhemos a vida como verdadeiro casal, esposo e esposa, que saibamos dar um ao outro o que temos de melhor em nós, no corpo e no espírito, que nos aceitemos e nos amemos como somos, com as riquezas e limitações que temos.

Que cresçamos juntos, sendo caminho um para o outro, que saibamos carregar o fardo um do outro, encorajando-nos a crescer sempre no mútuo amor. 

Sejamos tudo um para o outro: nossos melhores pensamentos, nossas melhores ações, nosso melhor tempo e nossas melhores atenções.

Encontremos um no outro a melhor companhia. Senhor, que o amor que vivemos seja a grande experiência do Vosso amor.

Cresça, Senhor, em nós a mútua admiração e atração, a ponto de nos tornarmos um só: no pensar, no agir e no conviver. 

Para que isto aconteça, estejais Vós entre nós. Seremos então, eternos enamorados.

Amém!".

Quer fazer um pedido pelo seu casamento? Envie-nos a sua intenção clicando aqui.


Amar a Deus e amar o outro
fideliza a missão e fortalece o amor

A oração é a porta para o céu, assim como também é o caminho para um relacionamento pautado na graça de Deus, mas de nada adianta rezarmos e não amarmos, se não lapidarmos e construirmos um amor fortalecido.

O amor não nasce do nada. Em nossa humanidade, principalmente, o amor precisa ser construído, formado, reformado, estruturado e reestruturado. O amor precisa passar pelo tempo, pelas dificuldades, pelo perdão, pela alegria, pela tristeza. Mas a oração é a ponte para que o amor seja fiel, verdadeiro e fértil. 

Por isso, amem-se, sem moderação. Amem-se verdadeiramente, de modo completo, para que juntos possam amar a Deus ainda mais e colocá-lo no centro de suas vidas, de seu matrimônio e de todos os outros aspectos. Deus deve sempre ser o centro. 

É preciso que vivamos a fé em nosso cotidiano, leia mais sobre isso aqui.

Para aqueles que desejam ter um matrimônio duradouro, um matrimônio fiel e, assim, evitar o divórcio, é preciso que sejam fiéis na vida de oração, pois ela, em sua completude, revela muito da vida matrimonial e do outro, para que assim nos tornemos, com o tempo, mais compreensíveis e mais maduros em relação a tudo.  

Somente por meio da fidelidade na oração será possível para um casal ser fiel em sua vida matrimonial, buscando crescer, se santificar e amadurecer juntos. Pois apenas Deus pode ser o verdadeiro sustento de tudo, juntamente com o esforço diário. Assim, para você que quer evitar o divórcio, seja fiel até o fim em sua vida de oração matrimonial. 

Casal que reza junto todos os dias permanece junto!

Outros conteúdos de Arcanjo
 
Mais em Família
 
 

Campanha PELA VIDA
Rua Traipu, 273 - Perdizes
São Paulo/SP - CEP: 01235-000

(11) 4200-8080

Copyright © Juntos Pela Vida - REDEVIDA / INBRAC. Todos os direitos reservados.
Cadastrando-se nos formulários você aceita os termos de uso e política de privacidade.

 

(11) 97061-0457

(11) 4200-8080