Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando você concorda com a nossa política de privacidade.
ACEITAR E FECHAR
 

A importância de rezar com minha família

Rezar é além de pedir bênçãos. No âmbito familiar, a oração é a base de tudo. Confira, a seguir, a importância de rezar a Deus com a sua família!

Família

06.05.2020 - 11:28:51 | 4 minutos de leitura

A importância de rezar com minha família

Desde o início, Deus criou o homem e a mulher à Sua semelhança, imaginando-os como uma família, um eixo da humanidade. Ele pensou neste conjunto de pessoas como um alicerce para que nós, seus Filhos, pudéssemos crescer com alegria e segurança, aprendendo a amar uns aos outros de maneira altruísta. 

A família, conforme Ele planejou, é uma extensão do Seu amor por cada um de nós. Assim, a Igreja Católica é uma ferramenta divina para cuidar das famílias e ajudá-las a seguirem no caminho do amor e das bênçãos eternas. Continue a leitura deste blogpost e descubra o significado e a importância de rezar com a sua família, presente de Deus na sua vida! 

O princípio de tudo 

Jesus, Maria e José, a Sagrada Família de Nazaré, são para nós, cristãos, o maior símbolo e exemplo de família que se tem conhecimento. Deus poderia inventar outras tantas formas para seu Filho vir ao mundo, mas quis que tudo acontecesse pelo meio mais comum: em uma família humana, com tudo o que isso significa: casa, trabalho, afeto, dificuldades, enfermidades, etc.

Essa família foi pensada justamente no céu, no seio da Trindade, para ser um de seus mais lindos reflexos aqui na Terra. Sagrada Família! A ela confiemos nossas famílias e todas as de nosso tempo. Peçamos, diariamente, para que Deus habite em nosso lar e nos conceda a graça de sermos Sua imagem e semelhança. 

“Ó Deus de bondade, que nos destes a Sagrada Família como exemplo, concedei-nos imitar em nossos lares as suas virtudes para que, unidos pelos laços do amor, possamos chegar um dia às alegrias da vossa casa. Amém”.

Nosso lar é uma Igreja doméstica

João Paulo II dizia que a família é insubstituível, que é o patrimônio da humanidade, e o concílio Vaticano II denominou a família como uma "Igreja doméstica", comparando nossas famílias a um Santuário Divino de Deus. 

Mesmo que seja importante comparecer às celebrações eucarísticas, é dentro do nosso lar que a evangelização, a oração e a fé começam. Por esse motivo, rezar é o ato mais importante no âmbito familiar.


Oração: uma prática para toda a vida 

As crianças muito pequenas não compreendem quem é Deus, mas se você lhes falar Dele, começarão a se familiarizar e a conhecê-Lo. Conte e explique sobre a história sagrada em forma de conto ou de maneiras que cative os pequenos. Fale da vida dos santos, reze com os seus filhos e ensine a importância de conversar com Deus durante todos os momentos da vida, desde os primeiros anos da infância.

Nas atividades da vida cotidiana, ensine-os a viver uma espiritualidade natural e espontânea, agradecendo pelas pessoas e pelas coisas que têm, sendo solidário com quem tem menos. Tudo isso está nas escrituras e pode ser explicado aos pequenos por meio das histórias sagradas.

Conheça também nosso Kit para evangelizar as crianças!

A graça através da oração

A família é a primeira Igreja que conhecemos em nossas vidas e, assim, os pais são os nossos primeiros catequistas. Por isso, a casa deve ser lugar de oração constante, fazendo cada um de seus membros acreditarem no poder de Deus, em seus mandamentos e na importância de participar da vida ativa da Igreja.

Quando as pessoas se reúnem em família ao redor da Palavra para orar, elas se desligam das coisas materiais e se conectam ao espiritual, fazem suas súplicas, arrependem-se de suas faltas, buscam a paz interior, pedem a proteção divina e alimentam sua fé. É como ter em seu lar a presença do Senhor em todos os momentos. 


Jeito simples de rezar 


Não é necessária uma oração cheia de palavras bonitas e difíceis. Na verdade, ela deve ser o mais simples possível, vinda diretamente do seu coração, como uma conversa com um amigo muito próximo: Deus. 

Fale sobre como foi o seu dia, agradeça pelas bênçãos recebidas e peça ajuda para o que precisar. O importante é ter no Senhor um confidente que irá escutá-lo, aconselhá-lo e ajudá-lo a ser alguém melhor.

Um lar onde Deus se encontra é um lar protegido, repleto de amor e fé, onde a família cresce caminhando pelo caminho do bem. Por isso, lembremo-nos da importância de orar a Jesus Cristo e a Deus pedindo proteção aos nossos lares. 

Por meio da oração, façamos da nossa casa uma verdadeira Igreja doméstica cheia da presença de Deus. Estamos juntos pela vida!

Leia também: 5 orações para proteger e abençoar sua família.

Mais em Família
 
 

Campanha PELA VIDA
Rua Traipu, 273 - Perdizes
São Paulo/SP - CEP: 01235-000

(11) 4200-8080

Copyright © Juntos Pela Vida - REDEVIDA / INBRAC. Todos os direitos reservados.
Cadastrando-se nos formulários você aceita os termos de uso e política de privacidade.

 

(11) 97061-0457

(11) 4200-8080